Foto: José Henriques

5 razões para fazer uma sessão fotográfica

Existem mais que cinco razões, mas escolhemos estas que te devem fazer refletir até que ponto não estarás a perder a oportunidade de te auto valorizares. E começamos, precisamente, por aí:

VALORIZAÇÃO PESSOAL
Uma sessão fotográfica profissional é acima de tudo uma experiência e na Objetiva procuramos sempre perceber as motivações de cada um. Ouvir e aconselhar é, pois, fundamental para um resultado final que por norma tem na valorização pessoal um fator coincidente. Em primeiro lugar importa esclarecer que não há nada de errado nisso, muito pelo contrário, pese embora seja comum ouvirmos relatos de que estiveram relutantes por temerem pressões da família ou dos amigos, que podem confundir essa vontade, muitas vezes reprimida, com algum tipo de exibicionismo. Esse condicionalismo, que tem muito de cultural, é ainda mais frequente nas pessoas que atravessam a chamada “meia-idade”, se é que isso existe.  Mas vamos por partes: Em primeiro lugar a vida é de cada um e o argumento de que “já não têm idade para isso” é no mínimo patético. Ao cederem a essas pressões estão, de certa forma a anularem-se enquanto pessoas e não tem de ser assim. De todo. Recordamos as palavras de uma cliente que nos dizia que fazer uma sessão fotográfica era um sonho que tinha há mais de 20 anos e mesmo sem ver as fotos já se sentia especial. Valorizem-se, porque a beleza está em tudo, em todos, ao nosso redor, independentemente da idade. Por isso insistimos na ideia de que primeiros faz isso por ti e depois pelos outros.

AUTO-ESTIMA E CONFIANÇA
São sentimentos que uma sessão fotográfica profissional pode facilmente despertar numa pessoa, num casal, numa família, com a vantagem, inegável, de que perduram no tempo. Muitos dos nossos clientes sentem-se pouco seguros s até desconfortáveis antes da sessão mas depois e mesmo antes de verem os resultados da edição final, já se percebe um aumento dos níveis de confiança e autoestima, porque os fazemos sentir especiais, em particular naqueles momentos que são muito seus, e deixamos que a sua personalidade venha ao de cima, sem receios, e isso, por incrível que possa parecer, transparece nas fotos.

MEMÓRIAS QUE FICAM
Esse é um dos poderes da fotografia: O de congelar um momento numa fotografia e numa sessão fotográfica profissional a probabilidade de essa foto ser impactante para a pessoa é muito grande até porque tudo foi preparado para isso. Deixa nas mãos de um profissional o captar de algo que te vai provocar sentimentos pelo simples facto de reveres um conjunto de fotos que, no futuro, te trazem à memória, de forma imediata, momentos e reflecções que são como uma terapia de bem-estar. Por isso se diz que recordar é viver e quando se é jovem cai-se facilmente no erro de se pensar que nunca se vai envelhecer. O tempo não para e esse é um legado de alto valor sentimental que fica para ti, para a família e os amigos.

SAIR DA ZONA DE CONFORTO
Quando foi a última vez que fizeste algo pela primeira vez? Quem de nós já não usou um telemóvel para tirar uma selfie ou uma fotografia qualquer? Na verdade o custo dos telemóveis está muitas vezes associado à qualidade das câmaras fotográficas incorporadas, mas não te iludas. Nada disso substitui uma camara fotográfica profissional que possui uma série de funcionalidades avançadas que dificilmente os telemóveis, mesmo os melhores do mercado, conseguem alcançar. Assim, ao permitires que um fotografo profissional possa olhar para ti numa outra perspetiva vai alargar a visão que tens de ti mesmo(a) e lá está, dás por ti a sair da tua zona de conforto.

CELEBRAR
Pensar-se num casamento ou num batizado sem se recorrer a um fotógrafo é quase um sacrilégio nos dias que correm. Mas na vida não são apenas esses os momentos em que celebramos algo de bom. Na verdade esquecemo-nos, na maioria das vezes, de tudo que de bom nos acontece e sobretudo da pessoa que somos. E isso é motivo para celebrar também e na nossa atividade temos tido oportunidade de testemunhar isso mesmo, o facto de algumas pessoas que nos procuram porque estão numa nova fase das suas vidas ou porque encerraram um ciclo e iniciam um novo e aquela sessão fotográfica ganha assim uma dimensão maior. É pois, nossa responsabilidade, na Objetiva, captar a essência da pessoa naquela fase da sua vida e esse é um desafio que nos motiva também.